O Brasil bem temperado Nordeste

    1ª edição
  198 páginas
ISBN: 978-85-7555-154-7


Capa do livro...


Autoras:

Ana Cecília Nigro Mazzilli Xavier de Mendonça

Fátima Helena Leime Sciarretta

Este é um livro único, que reúne as mais gostosas receitas aos mais interessantes e ricos aspectos culturais dos nove Estados do Nordeste brasileiro. São as melhores receitas de família das autoras, adaptadas ao gosto e ingredientes nordestinos. Vistas sob uma perspectiva histórica - invocando tradições, costumes, citações literárias, locuções populares, músicas, festas e danças - as receitas trazem à mesa pratos cheios de sabor que servem para exibir as virtudes da nossa Natureza, privilegiando a multiplicidade dos pratos tropicais, coloridos e fartos, com uma riqueza ímpar de frutas, carnes, peixes, frutos do mar...

O pano de fundo desta obra é o forte sentimento de identidade do País, pois busca estreitar a ligação do leitor com os valores culturais de nossa Terra, ao resgatar a memória dos diferentes grupos formadores de nossa sociedade.

Este livro tempera a cultura e a cozinha. É a culinária tendo a ligação com o povo do lugar, a comida como companheira do homem na sua caminhada.

Os ingredientes típicos de cada Estado do Nordeste são utilizados em receitas deliciosas e cheias de sabor, entremeadas com os temperos, os sabores, os saberes e os aromas da região nordestina. A obra une comida, tradição, raízes, literatura, conhecimentos populares de forma bastante peculiar.


Carregando imagem da contra-capa...




É um livro atraente, onde a leitura sensorial precede a leitura do texto. Nele se resgatam nossas comidas tão carinhosamente preparadas em nossas casas, de mesas bastante concorridas.


Carregando pg. do arroz de hauçá...


Em 11 de novembro 2008, houve a sessão de lançamento de nosso  livro O Brasil bem temperado, no Terraço Daslu (São Paulo). O evento, intitulado "Les chefs et décors", tinha caráter beneficente em favor do projeto "Velho Amigo", tendo sido promovido por diversas empresas, entre as quais a Nespresso, que é uma das marcas da Nestlé. Tendo esta patrocinado a edição de nosso livro, montou-nos um stand no local, sendo que eu e a Fátima ficamos muito felizes com o grande interesse que despertou nossa obra. Estivemos com Mônica Serra, a primeira dama do Estado, Hebe Camargo, Marília Gabriella, Eduardo Guedes, Regina Morais (promoter do evento), além de termos sido entrevistadas, juntamente com o presidente da Nestlé, Dr. Ivan Zurita, pelo jornalista Amaury Júnior, em matéria que foi ao ar.

Stand da Nestlé